Pages

Bem Vindo || Willkommen

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dez anos de diaconia

"É melhor errar com todos do que acertar sozinho"

Está se firmando com muita força e com a possibilidade de se espalhar por toda a diocese, uma prática nova e fecunda de trabalho pastoral – o diaconato permanente. Desde 2002, o que se vê é uma ebulição em experiências e dedicação ao pastoreio.

São homens simples, escolhidos do meio do povo, e que apesar de todas as dificuldades estão tecendo a trama da história, surpreendendo às vezes, apesar da pouca escolaridade em alguns casos, trazendo novas idéias, atividades e projetos, para quem sabe um dia apresentar uma nova roupagem.

Com eles aprendi que "é melhor errar com todos do que acertar sozinho". Na ansiedade de realizar tudo e ao mesmo tempo, por muitas vezes tivemos de parar e aprender fraternalmente a contemplar Aquele que dentre todos, melhor soube se relacionar com o povo oprimido e que mais quis e buscou neste mundo a vinda do Mundo Justo, que chamou de Reino.

Juntos, aprendemos de Jesus, que somente participando concretamente da vida do povo, convivendo com ele, estabelecendo laços, evitaremos o autoritarismo ou relações de domínio no exercício da missão e teremos condições de assumir uma mística e uma metodologia realmente libertadora.

Hoje, quero homenagear esses cidadãos do Reino, que se espelharam num programa adotado pelo próprio Cristo como projeto de vida, se lançaram na messe e colocaram a mão no arado sem olhar para trás.

Parabéns aos diáconos permanentes da nossa diocese pelos dez anos de sua ordenação. Parabéns ao dom Ricardo (in memorian), que soube interpretar o chamado de Deus para estes homens. Nosso muito obrigado aos padres e todos os agentes de pastoral que acolheram os seus serviços, obrigado às comunidades que nos ensinaram a ser um com todos e, um agradecimento todo especial ao dom Josafá, que de maneira muito sábia tem valorizado esse sentimento de pertença que nós diáconos temos em relação a essa Igreja particular.

Com a graça de Deus,

João Batista Magalhães - Diácono permanente

Nenhum comentário:

Postar um comentário